terça-feira, 1 de outubro de 2013

Santa TPM



Li de uma amiga que ela estava sensível, chorando por tudo e que todo mundo dizia pra ela que era TPM. Ela queixou-se da insensibilidade das pessoas que rotulam as emoções tão complexas de uma forma tão racional.

Fiquei pensando que às vezes a melhor coisa do mundo é ser mulher pra dar a desculpa da TPM pra um choro sem ver nem pra quê.
 
Eu chego a ter mais de uma por mês, só pra ficar dando explicações racionais pro meu marido do meu choro, se nem eu mesma sei o motivo.
Faz alguns anos que faço do meu choro a minha válvula de escape. Choro com tanta facilidade que poderia ser atriz, fácil.
 
Se falarem atravessado comigo, choro; se brigo choro; se estou angustiada ou nervosa, choro; se vejo uma cena de beijo apaixonado na novela, choro; se escuto um depoimento emocionado, choro; choro de saudade; choro em casamentos, batizados e todos os rituais que você imaginar. Sou chorona.
Tenho pra mim que as pessoas que apreciam a arte, música (a letra e não só a melodia), que tem a capacidade de colocar-se no lugar do outro e tudo o mais que define a tal pessoa SENSÍVEL, são mais propensas ao chororo. Às vezes é meio constrangedor, pois as lágrimas começam a rolar sem a gente conseguir controlar, nesse caso, a melhor coisa é deixar rolar, literalmente. Prender o choro é o ó, você não consegue e sua cara fica horrível.
O problema é explicar pro resto do mundo que o seu choro nada tem a ver com ele, que não foi por causa de uma grosseria, não foi porque você foi mal no trabalho, nem porque o filho tá doente, nem porque você perdeu o prazo de matrícula... O choro é da alma, que encheu, encheu, encheu o pote de lágrimas e precisou derramar, e aí basta uma desculpazinha de nada pro caneco entornar.

Então, pra não ter que recorrer à Freud pra se explicar, nada melhor que uma TPM como desculpa :). Pelo menos ela serve pra alguma coisa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário